FILOSOFIA

FILOSOFIA DO GRUPO

O GRUPO DE CAPOEIRA,UNIDOS DO FAÍSCA TEM COM FILOSOFIA O DESENVOLVIMENTO DO SEU TRABALHO, NO ESINO PRATICO E TEORICO.
OBJETIVANDO ENTRE OUTRAS COISAS:ACREDITAMOS EM ESTA CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE VALORES BASEADOS NO RESPEITO,NA SOCIALIZAÇÃO INCORPORANDO A TRABALHO EM ESCOLAS ,ASSOCIAÇÕES EM COMUNIDADES CARENTES E OUTROS.
NÓS DO GRUPO UNIDOS DO FAÍSCA PROCURAMOS EM CONSCIENTIZAR A NOSSA IMPORTÂCIA DO CARÁTER EDUCATIVO E CULTURAL, PROCURANDO EM TIRAR DAS RUAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES LEVANDO ATÉ A ELAS UMA ATIVIDADE FÍSICA E MENTAL,TENDO NISTO UM FORTALECIMENTO DE SEU CARÁTER E VALORIZAÇÃO DE SUA PESSO NA ARTE DE BRINCAR EDUCANDO-SE COM A PRATICA DA CULTURA DA CAPOEIRA.

HISTÓRIA DE MESTRE PASTINHA


Vicente Ferreira Pastinha nasceu em 1889,filho do espanhol Jose Senor Pastinha e de Dona Maria Eugenia Ferreira. Seu pai era um comerciante, dono de um pequeno armazém no centro histórico de Salvador e sua mãe ,com a qual ele teve pouco contato ,era uma negra natural de Santo Amaro da Purificação e que vivia de vender acarajé e de lavar roupas.
Com oito anos de idade Pastinha conheceu a arte da capoeira. Quem o iniciou foi um negro africano a quem chamava de tio Benedito que ao ver Pastinha um menino pequeno e magrelo apanhar de um garoto mais velho resolveu ensinar-lhe a arte da capoeira. Passava tardes inteiras treinando num velho sobrado da rua do Tijolo em Salvador .Ali aprendeu alem de tudo a jogar com a vida e a ser um vencedor.
Viveu uma infância feliz, porém, modesta. Durante as manhãs frequentava aulas no Liceu de Artes e Ofício, onde também aprendeu pintura. À tarde, empinava arraia e jogava capoeira. Com 13 anos era o mais respeitado e temido do bairro. Mais tarde, foi matriculado por seu pai na Escola de Aprendizes de Marinheiro que não concordava muito com a prática da capoeira pois achava que era muita vadiagem. Conheceu os segredos do mar e ensinou aos amigos que conquistou a arte da capoeira.
Quando completou 21 anos voltou para Salvador, decidido a se dedicar à pintura. Nos horários de folga praticava capoeira às escondidas, pois no início do século esta luta era crime prevista por Lei.
No ano de 1941, fundou o Centro Esportivo de Capoeira Angola, situado no casarão 19 do Largo do Pelourinho esta foi sua primeira Escola de Capoeira. Seus alunos usavam como uniforme calças pretas e camisas amarelas, cores do time pelo qual torcia na Bahia, o YPIRANGA FUTEBOL CLUBE.
Pastinha trabalhou bastante em prol da Capoeira, representando o Brasil e a Arte Negra em vários países.
Com 84 anos de idade, doente, e fisicamente debilitado, foi morar no Pelourinho em um pequeno quarto, com sua segunda esposa, Dona Maria Romélia, deixando a antiga sede da Academia , devido aos problemas financeiros, o único meio de sobrevivência provinha dos acarajés que sua esposa vendia.
Em Abril de 1981, participou da última roda de Capoeira de sua vida.Numa sexta-feira, 13 de novembro de 1981, Mestre Pastinha se despede desta vida aos 92 anos, cego e paralítico, vítima de uma parada cardíaca fatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário